Sobre Pladur®

PLADUR®, marca líder em tabicaria seca no Mercado Ibérico

 

Na Primavera de 1979, o Registo da Propriedade Industrial (actualmente Gabinete Espanhol de Patentes e Marcas) concedia oficialmente a patente de uma nova marca, até então absolutamente desconhecida: PLADUR®.  

 

A história havia começado um ano antes, quando no mês de Fevereiro de 1978 a empresa denominada EPYSA (Española de Placa de Yeso) cujo sócio maioritário era o Grupo Uralita, decidiu comercializar em Espanha painéis de gesso para a construção de interiores sob o nome de PLADUR®, que significava “Placa de Uralita”.
O produto foi apresentado pela primeira vez na Feira Internacional de Barcelona, no que é hoje o Salão conhecido como CONSTRUMAT. Foi a estrela do stand do Grupo Uralita, com contínuas demonstrações em directo da forma de fazer um tabique, um trasdosado para forrar paredes, como tornar invisíveis as juntas entre placas, etc. Novidades então, que hoje constituem o trabalho diário de um grande número de profissionais da construção.

 

Inicialmente, importava-se de outros países da Europa, mas apenas dois anos depois e dada a boa marcha do produto, decide-se abrir em Espanha a primeira fábrica de PLADUR®, em Zaragoza.

 

Em finais da década de 80, a produção da fábrica de Zaragoza começava a ser insuficiente, devido ao rápido crescimento da procura. Por isso, em 1990 foi inaugurada uma nova fábrica de PLADUR®, desta vez em Valdemoro (Madrid), durando três anos o projecto de construção  (1987-90).

Actualmente, a fábrica de Pladur® de Valdemoro  conta com a mais avançada tecnologia industrial no fabrico de Sistemas Construtivos à base de Placas de Gesso Laminado, e nela,  fabricam-se os mais importantes componentes dos Sistemas Construtivos Pladur®: Placas, Placas Transformadas,  Perfis e pastas Pladur®, além de contar com uma fábrica de reciclagem para o material de desperdício em fabrico.

 

Em breve, Pladur® contará com um segundo centro produtor situado na localidade zaragozana de Gelsa.