Resolva as suas dúvidas

Perguntas frequentes

Pode pendurar-se sobre paramentos Pladur®?

Em geral, todos os trabalhos de manutenção que se realizam sobre os tabiques, saem altamente beneficiados quando se trata de tabiques PLADUR®, graças à sua configuração e às suas características de instalação.

Dentro destas vantagens ou benefícios, destaca-se a operação de pendurar elementos sobre eles, sejam de pequena consideração ou quotidianos (quadros, apliques, pequenas estantes, etc....), sejam elementos pesados ou cargas complicadas pela sua maneira de se comportar posteriormente (vasilhas, estantes, móveis pesados, cortinados, toalheiros, corredouras, etc...).

A facilidade de realizar os trabalhos prévios à fixação do elemento rígido, a sua fiabilidade nas cargas a suportar, a sua limpeza na maneira  de o executar e a sua rapidez, são alguns conceitos que fazem com que "pendurar" em PLADUR® seja uma vantagem considerável e diferenciadora.

De seguida, relacionamos algumas das nossas recomendações sobre estes trabalhos, que consideramos poderem ajudar a entender as vantagens PLADUR® neste conceito.

No momento de realizar estas operações, é muito importante analisar previamente o elemento que vamos colocar, uma vez que pode ser um objecto ligeiro mas que, contudo, poderá posteriormente transmitir ao tabique cargas que possa ser complicadas, como é o caso de um toalheiro ou um cortinado, etc. Portanto, o primeiro passo será saber se as cargas são fixas ou móveis.
Em geral, as primeiras transmitem ao tabique esforços de cizalhamento, enquanto as segundas transmitem esforços variáveis tanto de cizalhamento como de tracção. Para as segundas cargas, seja qual for o seu peso, colocar-se-ão sempre ancoragens ou fixações especiais para paramentos ocos, ou seja, de "abraçadeira", "guarda-chuvas", "balancim", "dobradiças", etc. Conforme o peso a suportar pela placa actuar-se-á como se segue:

1. TABIQUES E TRASDOSADOS CARGAS ATÉ 15 KGS POR PONTO.
Poderão fixar-se directamente à placa mediante porta-quadros "X", cravos de plástico normais ou semelhantes.
CARGAS DE 15 A 30 KGS POR PONTO.
Poderão fixar-se directamente às placas, sempre por meio de fixações do tipo "guarda-chuvas", "dobradiças", "abraçadeira", "saliências", etc., deixando uma separação mínima entre cada ponto de fixação de 40 cm.
CARGAS SUPERIORES A 30 KGS POR PONTO.
Deverão obrigatoriamente fixar-se a um reforço a incorporar no tabique, quer durante a montagem, quer posteriormente, que reparta a carga para os perfis. Em caso de trasdosados directos, deverão fixar-se ao muro de suporte deste.

2. TECTOS CARGAS ATÉ 3 KGS.
Poderão fixar-se directamente às placas por meio de fixações de "báscula", "mola", "guarda-chuvas", etc.
CARGAS ATÉ 10 KGS POR PONTO.
Deverão fixar-se aos perfis metálicos, por meio de fixações de "báscula", "mola", "guarda-chuvas", etc., deixando um espaço mínimo entre eles de 1,20 m.
CARGAS SUPERIORES A 10 KGS POR PONTO.
Deverão fixar-se à estrutura de suporte (forjado, etc.) dos perfis do tecto PLADUR®.

Subir

Como posso saber a espessura que têm as minhas paredes / tabiques de Pladur®?

Posso sabê-lo seguindo um destes três métodos:

  • Retire o espelho de uma tomada ou interruptor. Verifique se este tem na caixa parafusos de montagem. Se for assim, retire ligeiramente a caixa soltando estes parafusos e verifique a grossura do paramento. Se a caixa tiver sido recebida com pasta de fixação este truque não lhe servirá.
  • No local em que necessitar de medir para posteriormente colocar um taco ou uma fixação para montar um suporte, faça um furo com a broca mais fina que tiver. Introduza por ele um arame fino com um nó praticado na sua extremidade. Quando vir que o arame não encontra resistência ao entrar, empurre-o suavemente até notar como o nó choca com a parte traseira da placa e marque o arame a nível do paramento visto. Puxe-o com força até arrancá-lo e meça no arame a espessura da(s) placa(s).
  • Nos quartos de banho, se estes forem de interior, há condutas de ventilação forçada e neles verá una rede que tapa o orifício que liga à conduta principal. Retire esta rede e meça a espessura da placa.

Subir

Como se pode furar uma parede de Pladur®?

Realize as perfurações com uma furadora eléctrica, utilizando brocas de aço rápido e do mesmo diâmetro que o taco a instalar. Em caso de dúvida é sempre preferível realizar uma perfuração um pouco mais estreita que o taco.

As brocas devem ter pelo 4 cm. de tamanho útil. Se utilizar alguma mais comprida, coloque nela um tope dos existentes no mercado ou preste muita atenção para não ultrapassar esta distância. Para colocar tacos muito pequenos pode utilizar pequenos berbequins manuais.

Lembre-se que nunca deve procurar fazer furos sem broca nem furador, por exemplo utilizando uma chave de fendas ou outro elemento perfurante, uma vez que se produzirão furos deformados, em que os tacos não poderão ser colocados correctamente.

 

Más información en:

Aceda ao Manual de Usuário de Pladur® onde encontrará informação sobre a manutenção, utilização e decoração dos Sistemas Pladur®

Subir

Posso aplicar azulejos numa superfície Pladur®?

Para colocar azulejos numa parede Pladur® deve primeiro imprimar a superfície, com colas ou cimentos específicos para esta aplicação, utilizando uma pá dentada. Deve realizar esta aplicação em superfícies não muito extensas para colocar os azulejos ou plaquetas antes que o cimento seque.

Más información en:

Subir

 Conteúdo relacionado

  • Guia de Rehabilitação e reformas Pladur®